Sol do Mestre (Dorama - Coréia do Sul)
Se você gosta de temas chamados sobrenaturais, vai gostar de Sol do Mestre.
Um dorama de 2013, com 17 episódios de 1h de duração que é protagonizado por So Ji-sub interpretando Joo Joong-won e Gong Hyo-jin interpretando Tae Gong-shi.
Você sabe o que é ser sensitivo ou médium? É perceber o plano espiritual sentindo, ouvindo, vendo ou de várias outras maneiras que só quem vive tal situação, conhece. É ser um intermediário entre os planos terreno e espiritual.
Essa é a realidade da personagem Tae Gong-shi (Gong Hyo-jin) que em determinado momento, passou por uma situação impactante que mudou sua vida e a colocou na condição de sensitiva. A partir daí, ela passou a ver, ouvir e sentir espíritos.
Envolta nesse mundo que a maioria das pessoas nem acredita que exista, ela precisou lidar com sua nova condição, o que a tornou medrosa, solitária, incompreendida, incapaz de fazer muitas coisas que antes, faziam parte da sua rotina.
Mais adiante na história, ela entende o porquê disso ter acontecido, mas até lá, ela lida com as dificuldades que essa sua condição lhe impõe. As dificuldades afetam desde situações comuns do dia a dia como dormir, sair para trabalhar, estudar até situações mais complexas como se relacionar com as outras pessoas.
Vendo espíritos diversos em condição de angústia por terem morrido com alguma questão ou vontade em seu íntimo, Tae Gong-shi passa a série lidando com as dificuldades que cada espírito carrega: pedem ajuda e ela vai atendendo-os como consegue.
Mas essa sua situação desgastante e assustadora, até pela forma como esses espíritos aparecem para ela, a colocam em um momento, diante de uma pessoa que sem saber, consegue ajudá-la. Ele é Joo Joong-won (So Ji-sub)
Sem ver outra alternativa para lidar com sua sensibilidade, ela faz de tudo para se aproximar dele, inclusive, consegue trabalhar no shopping onde ele é o CEO.
A partir daí inúmeras situações acontecem envolvendo esses dois, que acabam descobrindo nesses seus mundos distantes e opostos, uma oportunidade de aproximação que começa por interesses mútuos, mas que logo descobrem, ser na verdade, um encontro de almas que se gostam e querem ficar juntas, mas que para terem seu final feliz, precisam rever suas crenças e valorizar o que são e o que trabalham para ser.
Fala também da situação dos espíritos que vagam conectados com algo que querem muito como o caso do corredor que tinha o sonho de chegar ao final da corrida, o rapaz doente que queria que a moça que ele gostava visse as rosas que ele plantou e colheu para ela.
Mostra também a questão do tempo para os assuntos espirituais como no caso do espírito de uma época antiga, que através de um vaso, irradiava sua energia para as pessoas influenciando-as.
Explora a situação de espíritos de moral corrompida e que se preocupam com frivolidades e nos inspiram para nos distrair, nos desviar do que é importante como por exemplo, o espírito que inspirava as mulheres na vaidade e as faziam perder até a visão real sobre si mesmas.
Traz também uma parte muito interessante que envolve os protagonistas:
A história de Tae Gong-shi mostra como experiências de quase morte (EQM) e períodos fora da matéria podem ser impactantes para aqueles que as vivenciam, além de mostrarem nesse momentos, todas as possibilidades que uma alma nessas condições pode experienciar.
No caso particular de Joo Joong-won veremos a situação de espíritos ligados pelo afeto e que buscam justiça em situações de crimes.
Ele também viveu sua experiência de quase morte e nesse momento, mostrou como um espírito fora da matéria, ligado pelo que traz em seu coração e sua mente, age, sente e busca.
Fora dessa parte ligada ao espiritual, esse dorama também traz lindos pontos de atenção e reflexão para quem o assiste ao explorar a construção de um sentimento que se fortalece através da empatia e do cuidado.
Muitos irão ler o que eu escrevi acima e não concordarão porque o poderoso CEO sempre menosprezava a sensitiva e a usava, mas era uma situação que eles estavam de acordo e que trouxe a tona a sombra de cada um. Trocas ruins e consentidas que nos ensinam que somos responsáveis pelo que vivemos e aceitamos na nossa vida.
Como tudo que nos agride de alguma forma, nos empurra para uma mudança, vimos com essa relação, a mudança de conduta da Tae Gong-shi que se fortaleceu em meio ao seu caos e fragilizou o poderoso Joo Joong-won que também precisou aprender para se reconectarem, se fortalecerem para viver o tão esperado final feliz.
Mas caminhando ao lado de tudo isso que eu contei, envolvendo a situação dos protagonistas, uma personagem que esteve presente indicando um possível triângulo amoroso com Tae Gong-shi se destaca muito na série. É o chefe de segurança do Shopping Kang Woo interpretado pelo Seo In-guk.
A serviço do pai de Joo Joong-won, kang Woo trabalha no shopping para descobrir quem sequestrou seu filho e para protegê-lo de uma possível aproximação desse criminoso.
Fazendo isso, conhece Tae Gong-shi e se encanta com ela, valoriza seu jeito sincero e simples, mas não conhece nada do que a aflige e por isso, tem dificuldade de se aproximar. Já ela, por sua vez, vendo em Joo Joong-won seu amuleto para lidar com sua sensibilidade, pouco percebe o interesse dele enquanto ele a observa e admira. Mas ao se fazer entender, Kang Woo se mostra um cuidador atento que a protege, observa e se coloca disponível respeitando suas distâncias, complicações pessoais e seus movimentos na vida.
Kang Woo (Seo In-guk) e Tae Yi-ryung (Kim Yoo-ri)
Outra personagem que aparece pouco, já na reta final da série, mas que deve ser lembrado é Yoo Jin-woo interpretado pelo ator Lee Chun-hee.
Ao se reaproximar, ajuda Tae Gong-shi a se ajustar com sua sensibilidade e finaliza sua participação na série.
Ele é Kim Gwi-do interpretado pelo ator Choi Jung-woo que ajudou Joo Joong-won nos negócios e na vida, sendo um apoio carinhoso, que exalava confiança.
O ator Choi Jung-woo infelizmente, faleceu em maio desse ano de 2025 e merece por essa e outras atuações suas, um destaque nessa publicação.
Comentários
Postar um comentário